Processo de Bolonha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Processo de Bolonha

Mensagem  flipsoza em Ter Set 09, 2008 8:07 am

Quando eu estava mesmo na recta final do curso, começou a ser implantado o Processo de Bolonha.

Os planos curriculares desses cursos foram reformulados para que estivessem de acordo com a convergência pretendida pelos apologistas do referido PB.

Ora, o objectivo anunciado é a homogeneidade dos cursos superiores à escala europeia. Essa semelhança entre os cursos permite, supostamente, uma maior circulação de estudantes entre universidades e países, argumento que agrada à maioria dos estudantes, pois é sinónimo de viajar e conhecer novas culturas (rambóia incluida).

No entanto, há várias questões nefastas em todo o processo.
A começar pela diferenciação.

O processo de Bolonha traz uma nova orientação curricular, dividindo em 2º e 3º ciclo aquilo que era, até há bem pouco tempo, uma licenciatura.

Agora, licenciatura e mestrado JUNTOS, têm menos cadeiras/disciplinas que a versão anterior da licenciatura.
Ou seja, só a licenciatura actual já era bem mais reduzida em termos de conhecimentos, e, em muitos casos, até quem sai com o mestrado sai com menos qualificações. (note-se, eu disse menos qualificações, não disse piores).

Outra das dúvidas da altura prendia-se com a classificação dos estabelecimentos de ensino superior.
Na altura (não estou actualizado) não se sabia quem era(m) a(s) agência(s) que iria(m) classificar as nossas universidades ou politécnicos.
É que só com essa classificação é que haveria uma distinção entre o que seriam estabelecimentos de 1º e de 2º ciclo. Ou seja, alguns estabelecimentos poderiam leccionar mestrados...outros não.
Perante uma avaliação a nível europeu, como é que as nossas universidades podem competir com as estrangeiras?
É claro que depois se pôde leccionar, mas o que acontece é que, na altura de arranjar emprego, uma licenciatura ou mestrado na universidade A não vai ter o mesmo peso que uma licenciatura ou mestrado na universidade B...apesar da uniformização dos cursos!

E mais, a questão da avaliação contínua e da realização de trabalhos práticos está dependente das condições das instalações.
Agora pergunto-me: quantas universidades ou institutos politécnicos em Portugal é que têm condições para envolver todos os estudantes neste processo? E faz sentido esta restruturação?
Quais as reais vantagens?

Só o tempo o dirá.

Recomendação:
Espreitem este blog:
http://debaterbolonha.blogspot.com
Eu fui colocando lá informação quando estava na Associação Académica de Coimbra (como vão poder ver pelas datas) e há textos deveras interessantes e que dão que pensar.

afro[strike]

Última edição por flipsoza em Qua Set 10, 2008 4:09 pm, editado 2 vez(es)

flipsoza
Admin

Masculino Número de Mensagens : 70

Ver perfil do usuário http://tertulia.omeuforum.net

Re: Processo de Bolonha

Mensagem  tany em Qua Set 10, 2008 2:51 pm

O meu ano foi o ano de experiência para o bolonha, tanto que ficamos muito prejudicados na matéria que nos foi dada, ao reduzirem a licenciatura para 3 anos em vez de 5 conseguiram fazer com que no final da licenciatura só tenhamos metade sabido, e se queremos sair com uma licenciatura de jeito temos que fazer o mestrado...
grande treta, pois isto só vai desvalorizar as licenciaturas e obrigar os alunos a tirarem também o mestrado se querem entrar no mercado do trabalho.
quanto ao factor de poder ir fazer o mestrado noutras faculdades de outros paises, ainda nao vi nada sobre isso, nem que tenha resultado. mas afinal de contas o bolonha só agora começou seus estragos, ou evoluções, depende muito das faculdades que o manejem e de como o aplicam, no caso da minha faculdade, só fizeram merda Razz

peace

(\__/)
(='.'=) This is Bunny. Put him in your signature and
(")_(") help him on his way to world domination. cat

tany

Feminino Número de Mensagens : 8

Ver perfil do usuário http://www.gggg.pt

Mensagem  flipsoza em Qua Set 10, 2008 4:48 pm

na altura em q estive na reuniao de senado para aprovação da implementação do processo de bolonha nos cursos de eng informatica na FCTUC e psicologia na FPCEUC, foram entregues dois dossiês, um de duzentas e tal paginas, outro de quatrocentas e tal.
Supostamente tinha sido tudo pensado ao pormenor.
Depois foi ver a responsável por Bolonha em psicologia a dizer que afinal as coisas não estavam a ser bem como se tinha pensado...

flipsoza
Admin

...

Mensagem  farfalla em Qua Set 10, 2008 5:31 pm

antes de mais olá a todos Smile

eu fiz parte ainda de uma antiga licenciatura e consegui cumpri-la na integra juntamente com isso assisti à implementação de Bolonha a colegas do meu curso que estavam um ano atrás (curso de Línguas e Literaturas Modernas - estudos italianos,na clássica, lx) e deixem-me dizer-vos que de planeado aquilo não tinha nada!!!!! NADA!! o meu curso por exemplo foi um dos que desapareceu, os meus colegas nem sabiam com que curso iam terminar a licenciatura só souberam no fim que tinham um curso de literaturas modernas com menção honrosa em italiano, o que é isso?? pois eu também não sei!

O conceito de Bolonha é muito fofo, muito giro mas a verdade é que as nossas universidades, à semelhança de tudo o que se passa neste país, quiseram fazer tudo "às três pancadas" quando tinham três anos para implementar o processo "nas calmas" com termo e medida... eu pergunto-me... para quÊ???????

....

farfalla

Número de Mensagens : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  flipsoza em Qui Set 11, 2008 4:12 am

Queres mesmo saber?
A expressão já vem de há muitos anos e é simples:

para não perder "o Comboio da Europa".

Engraçado mesmo é recordar que continuamos na "Cauda da Europa".

Se calhar é por causa de andarmos sempre "A Reboque da Europa"...

afro

flipsoza
Admin

Mensagem  Oliveira em Sab Set 13, 2008 5:56 am

O processo de bolonha não é assim tao mau dependendo da área em que estejas integrado, apesar do meu curso ir acabar, acho que o processo até foi bem conduzido em Eng. Informática. Quanto a mim um processo desnecessário visto a Ordem dos Engenheiros exigirem os 5 anos mas não deixa de ter sido bem conduzido. Neste caso o que aconteceu foi mudarem o nome às cadeiras, actualizar a maneira de leccionar e permitiram que ao final de 3 anos se não estiver contente com o rumo do meu curso vou fazer o mestrado a um sítio que seja melhor... :p
ps.: que por sinal é a minha ideia. lol

Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 7

Ver perfil do usuário

Mensagem  flipsoza em Seg Set 15, 2008 3:12 am

Tenho a sensação de que os cursos de engenharia quase não foram afectados.
Seja na questão curricular seja no campo das propinas.
Não há muito a mudar nos conteúdos programáticos e, com a intervenção da Ordem dos Engenheiros, não seo pode aumentar o valor das propinas de 2º ciclo.

Por acaso, tive acesso ao pdf da aplicação do Processo de Bolonha no curso de Engenharia Informáticas e notava-se bem que tinha sido algo trabalhado e estudado, feito com atenção aos pormenores.

afro

flipsoza
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:36 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: